top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Miranda

A IMPORTÂNCIA DA EDIÇÃO

"Tenho a edição como o último front, a derradeira tentativa de garantir que nas telas de projeções se estampem o sonho sonhado pelo roteirista, batalhado pelo produtor, labutado com vigor pelo diretor. Depois da edição é a exibição, o silêncio, o aplauso que pode vir ou não. (Paulo Miranda)"


Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado – seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor .

Como é realizada após a filmagem, a montagem é um processo de pós-produção e durante muito tempo foi considerada como o único processo original do cinema, aquilo que tornaria o cinema uma arte ou uma linguagem diferenciada das demais. Hoje, no entanto, vários autores consideram que há muitas semelhanças entre a montagem e os processos de composição em outras formas artísticas, tais como a poesia ou o romance .

A edição de filmes é tanto uma peça criativa quanto uma parte tecnológica do processo de pós-produção do cinema . O termo é derivado do processo tradicional de trabalhar com filme, que envolve cada vez mais o uso da tecnologia digital. O editor de filmes trabalha com as imagens brutas, selecionando fotos e as combina em sequências que criam um filme finalizado. A montagem cinematográfica é descrita como uma arte ou habilidade, a única arte que é exclusiva do cinema, separando o cinema de outras formas de arte que a precederam, embora haja paralelos próximos com o processo de edição em outras formas de arte, como poesia e romance. A edição de filmes é muitas vezes referida como a “arte invisível” porque, quando é bem praticada, o espectador pode ficar tão envolvido que não está ciente do trabalho do editor.

Em seu nível mais fundamental, a edição de filmes é a arte, a técnica e a prática de montar tomadas em uma sequência coerente. O trabalho de um editor não é simplesmente unir mecanicamente partes de um filme, cortar lousas de filme ou editar cenas de diálogo. Um editor de cinema deve trabalhar criativamente com as camadas de imagens, história, diálogo, música, ritmo, bem como as performances dos atores para efetivamente “re-imaginar” e até mesmo reescrever o filme para criar um todo coeso. Editores geralmente desempenham um papel dinâmico na produção de um filme. Às vezes, diretores de cinema auteuristas editar seus próprios filmes, por exemplo, Akira Kurosawa, Bahram Beyzai e os irmãos Coen .

Com o advento da edição digital, os editores de filmes e seus assistentes tornaram-se responsáveis por muitas áreas do cinema que antes eram responsabilidade de outros. Por exemplo, nos últimos anos, os editores de imagens lidavam apenas com isso – foto. Som, música e (mais recentemente) editores de efeitos visuais lidavam com os aspectos práticos de outros aspectos do processo de edição, geralmente sob a direção do editor de imagens e do diretor. No entanto, os sistemas digitais têm cada vez mais colocado essas responsabilidades no editor de imagens. É comum, especialmente em filmes de orçamento mais baixo, que o editor às vezes corte música temporária, faça efeitos visuais e adicione efeitos sonoros temporários ou outros substitutos sonoros. Esses elementos temporários são geralmente substituídos por elementos finais mais refinados produzidos pelas equipes de som, música e efeitos visuais contratados para completar a imagem.

https://noarfilmes.com.br/lancamentos/a-importancia-da-edicao/



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page